Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 18 de março de 2010

Dia do Pai

Porque amanhã é Dia do Pai, na sala, lemos duas histórias que são poemas engraçados.
A primeira foi "Eu e o meu Papá" de Alison Ritchie e a segunda "Pê de Pai" de Isabel Minhós Martins.

Sugestão de prenda: oferecer um destes livros, com uma dedicatória amorosa, ao vosso pai!

Ora leiam...


   Eu e o meu papá


O meu papá acorda-me

Todas as manhãs cedinho.

Faz-me cócegas no nariz

e na testa dá-me um beijinho.



Saímos para explorar.

Há tanto para descobrir.

O Papá conhece os melhores

segredos, e ajuda-me a subir!



O meu Papá é um gigante.

Pois cá em cima também eu!

Estico o braço muito alto

e quase toco no céu.



Encontramos um belo manjar:

Hmmm, mel delicioso e dourado.

Mas as abelhas vão-se zangar…

E o Papá diz “foge, para não seres picado!”



O Papá levanta-me no ar

e rodopiamos juntos, a sorrir.

Sinto a cabeça tonta, a girar

e o mundo à volta a fugir!



Quando uma tempestade aparece

e o céu fica feio e escuro,

abrigamo-nos, muito, muito juntinhos.

O Papá abraça-me, até me sentir seguro.



Nos dias cinzentos de chuva,

não tenho medo de me molhar.

O Papá ensinou-me um truque:

saltitar, saltitar, e dos pingos desviar!



Corremos até ao rio…

mas não me atrevo a mergulhar.

Salto para as costas do Papá,

que me leva a nadar!



O meu Papá é tão forte,

que até árvores consegue erguer!

Espero vir a ser como ele,

um dia, quando crescer.



Quando o dia já vai longo

e fico cheio de soninho,

O Papá leva-me ao colo,

bem aninhado e quentinho.



Enroscamo-nos à luz das estrelas,

que já espreitam, ao anoitecer.

O Papá conta-me histórias,

até eu adormecer…



O meu Papá é fantástico,

e melhor pai não há!

Seremos amigos para sempre,

Eu e o meu Papá!

   Alison Ritchie


   Pê de Pai


Pai casaco

Pai avião

Pai cabide

Pai trovão



Pai grua

Pai tractor

Pai sofá

Pai motor



Pai esconderijo

Pai colchão

Pai bóia

Pai esfregão



Pai chocolate

Pai seta

Pai cofre

Pai meta



Pai ambulância

Pai despertador

Pai escadote

Pai doutor



Pai carrossel

Pai cavalinho

Pai túnel

Pai pequenino

   Isabel Minhós Martins

1 comentário:

  1. Assim que der vou aí fazer uma visita às machadinhas e aos machadinhos :) Aproveito e leio-vos também uma história.

    Beijinhos para todos
    Neuza

    ResponderEliminar